sábado, 30 de abril de 2011

"ESTOU COM CALOR"


Muitos de nós costumeiramente falamos frases do tipo: "Estou com calor", "Tá fazendo calor" ... O que poucos sabem é que, fisicamente falando, estas frases estão incorretas, vejamos por que .

Calor é uma forma de energia que está sempre passando de um corpo para o outro (do corpo de maior temperatura, para o corpo de menor temperatura, de maneira espontânea) até que ambos atinjam o equilíbrio térmico, ou seja, estejam à mesma temperatura. Vocês então devem estar se perguntando agora: "Ah professor! Quer dizer então que a transmissão de calor cessa quando é atingido o equilíbrio térmico?" E a resposta para essa pergunta é um sonoro não. Quando o equilíbrio térmico é atingido, os dois corpos continuam a emitir energia térmica, mas também, os dois corpos absorvem energia térmica, de uma tal maneira que a temperatura deles permanece constante.

Ou seja, quando dizemos: "Estou com
calor" é como se possuíssemos calor, o que não ocorre, pois, como foi explanado, calor é uma energia em trânsito, ou seja, em movimento constante.
Quando dizemos "Tá fazendo calor" é como se o calor estivesse sendo produzido, o que também é fisicamente impossível, já que não se cria nem se destrói energia, o que podemos fazer é simplesmente transformar energia de um tipo em outro.

Lembrem-se então, quando estiver no meio da rua, em pleno meio dia, não diga mais "estou com calor", fale agora "ESTOU RECEBENDO MUITO CALOR DO MEIO" é uma frase mais longa para ser dita num momento de agonia, mas, é fisicamento correta.


VIDA LONGA AOS NERDS!!!!

ABRAÇOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário